quinta-feira, 9 de abril de 2020

ESSA NÃO É SUA VERDADE


Nos últimos anos eu tenho vivido da maneira como as pessoas acham que seja o certo para mim. Exatamente! Eu tenho vivido o que a sociedade nos impõe viver como indivíduos únicos sincronizados para agir, pensar, falar aquilo que é esperado, aquilo que querem ouvir. E dessa forma, me vi rastejando, fazendo dar certo amizades e relacionamentos tóxicos. Insistindo em me encaixar e ser "normal" como já havia escutado. Anos de terapia não foram suficientes para entender a complexidade do meu ser e provavelmente nunca serão. Inúmeras vezes utilizei da tecnologia disponível para tentar manter laços. Redes sociais para marcar encontros nunca acontecidos ou simplesmente conversar com os amigos. Aplicativos de relacionamento para conhecer pessoas interessantes que nunca vingara etc. Ao fim de tudo, nada disso deu certo. Por mais esperto que eu fosse e houvesse prometido para mim mesmo que nunca mais mendigaria amizades ou, por péssimas experiências ao meu redor, entraria numa relação abusiva, quando percebi estava lá novamente repetindo as mesmas ações. Eu duvidei tanto do meu valor, por tantas vezes. Tentei ouvir diversos pontos de vista, exatamente daqueles que tanto me criticavam e acabei por me sentir pior, acreditando numa verdade que não era a minha, tentando explicar os meus sentimentos, desperdiçando meu tempo, ficando cada vez mais exausto e incompreendido. Me explicando no trabalho, me explicando para mim mesmo. Me vi até em situações de 'amigos' endossando meus 'erros' para aqueles me me fizeram mal. Um dia acordei e me senti extremamente cansado. Um cansaço que não era físico, nem mental, mas um cansaço de tentar construir sólidas relações com meus semelhantes. E aí que cheguei a minha resposta, que já deveria saber desde meus anos mais jovens: poucos querem algo sólido num mundo cada vez mais isolado e superficial. O erro nunca esteve em mim, ou só em mim (como tentaram me fazer acreditar). O erro estava nas conexões fora de sintonia das minhas. E a partir daí, eu simplesmente fui embora... Sem olhar pra trás. Eu nasci assim, contestador, profundo, intenso e dificilmente experimentarei outra coisa que não seja a solidão e está tudo bem. Infelizmente, a frase do ministro da propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbles, nunca foi tão atual: "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade". O que estou fazendo é nunca deixar que a "verdade" dos outros se torne a minha verdade. Minha essência contestadora, rebelde, e má vista por uma sociedade tão organizada e padronizada nunca me permitiria cair nessa armadilha. Não deixe que essa quarentena te faça perder sua essência e voltar para aquele lugar ruim que você prometeu para si mesmo que nunca mais voltaria. Nem eu, nem ninguém será o detentor da verdade absoluta sobre todas as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário