sábado, 30 de setembro de 2017

Tenha dó de você mesmo

Imagem: iStok/UOL
Ultimamente tenho refletido o quanto andamos egoístas e ao mesmo tempo tão sem amor próprio. Parece confuso, mas ao mesmo passo que pessoas têm se importado apenas consigo, elas mendigam e imploram por sentimentos e atenção que nem elas mesmas se dão.
O pior estágio da chamada ‘crise existencial’ é quando você tem dó de si mesmo.  É péssimo chegar nesse ponto. Eu tenho estado deste lado nos últimos tempos. Tenho feito tanto esperando que as pessoas ao menos reconheçam, e isso raramente acontece. Qualquer tipo de relacionamento - seja ele amoroso, amigável ou familiar - é uma via de mão dupla. Não dá para sempre um estar procurando manter o vínculo enquanto a outra parte parece não se interessar.
Percebi que eu estava sempre ali ouvindo os problemas dos outros com boa vontade, porque de certa forma eu me importo; ajudando a encontrar a solução, visitando, estando presente. Mas quando chegava a minha casa percebia que eu estava sozinho e que nem as redes sociais poderiam diminuir a indiferença daqueles que eu estava sempre apoiando. Uma vez, meus melhores amigos comentavam que eu “reclamava demais”. Nesse dia eu tive pena de mim mesmo, uma dó profunda.
Raramente dava atenção para mim mesmo. Tentava ao máximo resolver meus próprios problemas, mas esperava poder apenas desabafar com quem confiava e como um cão sem dono, cai da mudança e fiquei pela estrada. Que sentimento horrível. Eu estava sozinho, sem poder, de fato, contar com alguém. Só eu e meu sentimento de dó que neste momento tomava conta de mim e me fazia me sentir mais péssimo do que estava.
Uma voz dentro de mim dizia: Ricardo olhe só para você... Por que implora tanto que as pessoas estejam aptas a te entender? Não percebe que elas se acostumaram com sua presença? Não percebe que quando é você que precisa desabafar faz isso nas suas orações, esperando que ainda haja alguma esperança divina para te escutar?  Não percebe que não há ninguém a sua volta?
Foi preciso voltar algumas casas e não ter medo de enfrentar a realidade. O mundo já anda tão cheio de si e egoísta que parece difícil focar em si mesmo, não é mesmo? Mas há uma maneira. Focar nos próprios objetivos e tentar se livrar de tudo o que te faz mal, incluindo sentimentos. ÀS vezes precisamos nos observar de fora para entender que também precisamos de cuidados e que, mesmo que ele não venha do externo, possa vir do interior de nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário