sábado, 23 de março de 2013

A Síndrome Humana



Conheço tanta gente que insiste em julgar as pessoas pela sua aparência física, e esquecem que elas sim possuem “defeitos” graves. Todos nós possuímos nossas síndromes. Tem aqueles que possuem a síndrome de Narciso, que se amam ao ponto de ver apenas a si mesmo. Tem aqueles que possuem a síndrome de Peter Pan, nunca levam nada a sério, nunca se tornam pessoas responsáveis de fato. Eu tenho uma Tia (Irmã da minha mãe) que cuido desde que me entendo por gente. Ela, cientificamente, tem Síndrome de Down, embora acredite que ela possui mesmo a Síndrome de UP, porque de nenhuma forma ela é “Down”. Ela possui um cromossomo a mais que a maioria e uma presença de retardo mental. Isso faz dela diferente, mas diferente da maioria apenas. Sim, ela é especial. Pra mim ela é especial, minha eterna filha, minha eterna criança que vou sempre cuidar... Ela é amorosa, é carinhosa, e como uma criança, às vezes ela também apronta e como um pai que educa, preciso ser mais firme. Quando levava ela para escola, as pessoas sempre nos olhavam como se nunca tivessem visto aquilo antes, e muitos familiares nesses casos sentem-se ofendidos, mas eu não! E ela também não... A reação dela era de cumprimentar todo mundo da rua até chegarmos á escola. Confesso que às vezes eu achava isso cansativo, porque um caminho de três quarteirões demorava quase uma hora, mas talvez eu devesse ter aprendido com ela a ser mais HUMANO, a manter sempre o sorriso e tratar aqueles que a olham diferente da melhor forma possível. Sempre quando eu a buscava na escola era outra luta para retirá-la de lá, porque ela estava sempre rodeada de crianças, e elas num coro diziam “Tchau Wânia” e ela lá querendo se despedir de todo mundo, um por um, como se aquelas pessoas fossem todas importantes na vida dela. Ela é livre de preconceitos, gosta de todos da mesma forma, sem distinção alguma. Talvez eu devesse ter ensinado muito a ela, mas sem sombra de dúvidas, ela que me ensinou e ensina mais do que tudo, diariamente. Eu não sou perfeito e ela gosta mesmo assim de mim, da mesma forma como eu a amo. Minha amiga quando era criança, depois minha filha postiça! Temos sempre uma lição a aprender, e sempre aprendemos com aqueles que nunca imaginávamos aprender. Se eu acredito em benção?! Sim, ela é minha benção de todos os dias, quem eu me inspiro a ser forte e continuar seguindo minha vida. É por ela que busco ser o melhor em caráter.
Foto: Rita Pokk, Ariel Goldenberg e Breno Viola. Cena do Filme de comédia "Colegas", dirigido por Marcelo Galvão. Longa que estreou 1º de março nos cinemas, é um filme com protagonistas portadores de Síndrome de Down.
Visite o site Movimento Down  e saiba mais sobre projetos e informações.

Um comentário:

  1. Eu aprendo muito mais observando detalhes e pessoas do que lendo livros .... vejo que não sou o único
    ><

    ResponderExcluir