segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

SEJA UMA ATENA

"Ela sabe lavar, passar, cozinhar, bordar, Ancas largas, excelente parideira."
Parece um acordo empregatício, ou, tirando os atributos domésticos, uma vaca perfeita para ser comercializada. Mas era assim o tratamento que as mulheres recebiam há poucos anos atrás quando eram obrigadas a se casarem ainda adolescentes, pois eram escolhidas pelos homens, e entregues pelas suas famílias em vista da condição financeira ou sobre Status. Já ouvi muitas mulheres desse tempo, que me disseram que aprendiam a amar com o passar dos anos, que eram obrigadas a ter quantos filhos o marido quisesse. Submissas, sem direito a voz, opinião, inclusive na educação dos filhos. Quantos pensamentos retrógrados em relação á MULHER, ou nem mesmo havia pensamentos. Elas ficaram escondidas durante anos, sendo mal vistas quando se maquiavam ou quando "desquitavam" pela sociedade machista, que perdura até os dias atuais. Então nos anos 60, graças a algumas corajosas mulheres que iniciaram o movimento do Bra-Burning ou Queima de sutiãs, onde lutaram a favor do voto pela mulher, da dignidade feminina, contra opressão; elas conseguiram mostrar sua força. Como eu costumo dizer, EVOLUÍRAM ATRAVÉS DE UMA REVOLUÇÃO. Hoje muitas estão no poder, esfregando na cara de todos quão forte elas podem ser, continuando a luta pelos direitos, como a Marcha das Vadias, por exemplo. Mãe, funcionaria, esposa, amiga, irmã, filha, artista, batalhadora, leoas protetoras, verdadeiro EXEMPLO (A), que a monótona mente masculina nunca conseguirá acompanhar. Ainda é vergonhoso quando nos deparamos com salários desiguais, com tratamentos desiguais, violência, etc. As mulheres estão conseguindo com o tempo, seu espaço que antes eram ocupados pela ignorância masculina. Mas ainda é um caminho difícil. Já dizia Hércules, formado em história pela UnB: “Se mais mulheres estivessem no poder, de fato, menos guerra existiria. Mulheres pensam mais, agem com mais cautela, são mais prudentes. O dia em que todos tiverem direitos iguais e partilharem das mesmas obrigações, o mundo será evoluído.”. Não se trata de uma Guerra dos Sexos, apenas de um compartilhamento justo das regalias e obrigações. As mulheres devem ser escutadas e não apenas vistas. Se deem VOZ, se deem valor, e o mundo as respeitará. Continue essa revolução em prol do PODER FEMININO!
-Foto: Videoclipe Candyman, Christina Aguilera RCA 2006. Faz menção a foto promocional do movimento Bra-Burning, ou Queima de Sutiãs,que era acompanhado pelo grito de guerra: "We Can Do It" - "Nós podemos fazer isso".
*ATENA - é, na mitologia grega, a deusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da estratégia, das artes, da justiça e da habilidade.

3 comentários: